Grupos de investigação vinculados a Universidades Públicas do Brasil e da Espanha: uma análise da compreensão da temática formação profissional em contextos educacionais inclusivos

  • Khaled Omar Mohamad El Tassa Universidade Estadual do Centro Oeste / PR
  • Gilmar de Carvalho Cruz Universidade Estadual do Centro Oeste / PR
  • Alvaro Sicilia Camacho Universidad de Almería. Almería, España

Resumo

O trabalho tem como objetivo refletir acerca do tema educação inclusiva e as implicações na formação continuada para a docência em contextos educacionais pretensamente inclusivos a partir de referenciais atuais no Brasil e Espanha.  A metodologia da pesquisa compreendeu procedimentos de revisão de literatura e análise documental. O estudo consistiu de análise sistematizada da compreensão da temática educação inclusiva e formação profissional em contextos educacionais inclusivos, a partir da produção acadêmico-científica de dois grupos de pesquisa/investigação que tem como área de interesse a formação de professores. Sendo eles, o Grupo de Pesquisa Formação profissional em contextos educacionais inclusivos (FOCUS), vinculado a uma Universidade Pública do Brasil, e o Grupos o Grupo de Investigação sobre Aprendizagem entre Iguais (GIAI), vinculado a uma Universidade Pública da Espanha. A educação inclusiva é vista como um dos maiores desafios enfrentados pela comunidade internacional e deve ser um elemento que permeia todos os componentes do sistema de ensino, na tomada de decisões sociais e políticas. A formação de professores, seja inicial nas Instituições de Ensino Superior, ou continuada nas escolas, exige um trabalho colaborativo que permita a participação e a aprendizagem de todos os alunos.

Palavras-chave: Educação. Inclusão. Formação Docente.

Biografia do Autor

Khaled Omar Mohamad El Tassa, Universidade Estadual do Centro Oeste / PR

Professor do Curso de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO / Paraná / Brasil. Doutor em Educação Física – UFPR. Email: khaledunicentro@hotmail.com

Gilmar de Carvalho Cruz, Universidade Estadual do Centro Oeste / PR
Professor do Curso de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO e dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG e UNICENTRO. Doutor em Educação Física – UNICAMP
Alvaro Sicilia Camacho, Universidad de Almería. Almería, España

Professor do Departamento de Educación.  Facultad de Ciencias de la Educación, Enfermería y Fisioterapia. Universidad de Almería. Almería, España. Doutor em Educação Física – Espanha.

Publicado
2019-11-28
Como Citar
TASSA, K.; CRUZ, G.; CAMACHO, A. Grupos de investigação vinculados a Universidades Públicas do Brasil e da Espanha: uma análise da compreensão da temática formação profissional em contextos educacionais inclusivos. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 14, n. 38, p. 67-86, 28 nov. 2019.