Grupos de investigação vinculados a Universidades Públicas do Brasil e da Espanha: uma análise da compreensão da temática formação profissional em contextos educacionais inclusivos
Resumo
O trabalho tem como objetivo refletir acerca do tema educação inclusiva e as implicações na formação continuada para a docência em contextos educacionais pretensamente inclusivos a partir de referenciais atuais no Brasil e Espanha. A metodologia da pesquisa compreendeu procedimentos de revisão de literatura e análise documental. O estudo consistiu de análise sistematizada da compreensão da temática educação inclusiva e formação profissional em contextos educacionais inclusivos, a partir da produção acadêmico-científica de dois grupos de pesquisa/investigação que tem como área de interesse a formação de professores. Sendo eles, o Grupo de Pesquisa Formação profissional em contextos educacionais inclusivos (FOCUS), vinculado a uma Universidade Pública do Brasil, e o Grupos o Grupo de Investigação sobre Aprendizagem entre Iguais (GIAI), vinculado a uma Universidade Pública da Espanha. A educação inclusiva é vista como um dos maiores desafios enfrentados pela comunidade internacional e deve ser um elemento que permeia todos os componentes do sistema de ensino, na tomada de decisões sociais e políticas. A formação de professores, seja inicial nas Instituições de Ensino Superior, ou continuada nas escolas, exige um trabalho colaborativo que permita a participação e a aprendizagem de todos os alunos.
Palavras-chave: Educação. Inclusão. Formação Docente.
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